Markus Stöckl

Um novo recorde não-oficial de velocidade em uma mountain bike de série foi estabelecido pelo austríaco Markus Stöckl na descida de um vulcão na Nicarágua. O ciclista atingiu 164,95 km/h e derrubou a marca do francês Eric Barone que já durava nove anos. O antigo recordista acompanhou a o feito bem de perto, como organizador da façanha.

Nove anos atrás, Eric Barone da França bateu o recorde mundial de velocidade em mountain bikes de série, assim como o de bicicletas protótipo com diversas descidas no vulcão Cerro Negro, na Nicarágua. Porém, um acidente durante a frenagem logo após o acidente interrompeu sua carreira.

No início de 2011, o francês de 50 anos voltou à cena de seu grande triunfo e também do marcante acidente. Mas desta vez Barone, que ainda carrega seqüelas do acidente, não voltou como atleta, mas como o organizador da nova tentativa de recorde por Markus Stöckl, que chegou à Nicarágua como recordista mundial na neve. O austríaco é chamado de "Hércules" na comunidade de mountain bike devido aos seus 1,90 metro de altura e 103 kg de peso. Em seu recorde sobre a neve chegou a 210,4 km/h no Chile, em 2007.

Da borda da cratera até a basea do ainda ativo Cerro Negro, foram 550 metros de declive sobre cascalho. "A superfície é como andar sobre ondulações de areia em uma praia com 45 graus de inclinação. Só quando você atinge altas velocidades passa a ser possível correr com certa estabilidade", disse Stöckl, que quebrou o recorde em sua primeira tentativa. O austríaco foi cronometrado em 164,95 kmh - apenas 1 km/h mais rápido do que Barone, que foi o primeiro parabenizá-lo na chegada. "Andar tão rápido em condições como esta é realmente o limite", disse o antigo recordista.

Markus "Hércules" Stöckl viaja pelo mundo como organizador de eventos e lidera a "Evil MS Racing Team". O ciclista quer registrar o recorde mundial com protótipo, o que deve ser realizado em outro local.
 


Comentários

    Adicionar um comentário

    * Todos os campos são obrigatórios
    Até 2000 caracteres :
    Escreva a palavra à esquerda e clique em "Publicar comentário":

    Detalhes