weta3.jpg

WELLINGTON ~ Pra muita gente, Nova Zelândia é sinônimo de esportes radicais -- bungee jumping, rafting e essas coisas que eu jamais faria pelo simples fato de que não combina com o meu ~tamanho~. Para outras tantas pessoas, Nova Zelândia significa Senhor dos Anéis. OU MELHOR: Terra Media, já que tudo o que se vê no filme (e não é criado por computador) existe de fato no país.

Eu vim pra cá a convite da Sony Pictures para visitar o set e estúdios de pós-produção de As Aventuras de Tintim mas, enquanto não conto com detalhes tudo o que eu vi -- o que foi muita coisa, e sensacional, com Peter Jackson nos guiando e Steven Spielberg participando de uma entrevista coletiva direto de Los Angeles -- queria dar uma dica pra vocês que vierem para a Nova Zelândia se jogar de pontes amarrados por uma cordinha, e coisas assim: passe um ou dois dias em Wellington.

A capital do país, e terceira cidade mais populosa, fica bem no meio da Nova Zelândia e é possível avistar a famosa "ilha do Sul", que é onde "tudo acontece". Mas é em Wellington que os fãs de cinema e cultura pop em geral podem endoidar.

Várias empresas por aqui realizam o "Lord of the Rings Tour", em que você passa um longo e cansativo dia por boa parte das locações da trilogia Senhor dos Anéis -- com exceção do Condado dos Hobbits, que inclusive está sendo usado nesse momento para as gravações de O Hobbit.

Vale, e muito, a pena.

Mas se você estiver só de passagem, esperando uma conexão de mais de 5h, a Weta Cave pode ser uma ótima pedida, também. Por conta da confidencialidade dos projetos que a Weta está envolvida (nesse momento, além de As Aventuras de Tintim e O Hobbit, eles também estão trabalhando em Elysium, que terá Wagner Moura no elenco), eles não realizam tours abertos pelos estúdios. Porém, com tanta gente pedindo, foi criada a Weta Cave, que é uma espécie de mini-museu, loja e sala de projeção, onde é exibido um vídeo de 20mins mostrando cenas de bastidores e da história da Weta.

Lá você encontra um Orc em tamanho real, diversas edições de O Hobbit, Senhor dos Anéis e publicações relacionadas, como o "Mapa da Terra Media" na Nova Zelandia, estátuas diversas e objetos usados em filmes -- como por exemplo as armas de Distrito 9, ou mesmo o "camarão" filhote que aparece no filme, além de outras coisas locais da Nova Zelândia produzidas por eles.

É, de verdade, emocionante ver tudo aquilo de perto.

E eu ainda fiz um tour pelas salas de pós-produção da Weta, pelo estúdio de captação de movimentos... Infelizmente isso vocês não poderão ver, mas em breve lerão cada detalhe lá no Judão. Mas, se estiver planejando passar pela Nova Zelândia, não se esqueça de Wellington. ;)


Comentários

    Adicionar um comentário

    * Todos os campos são obrigatórios
    Até 2000 caracteres :
    Escreva a palavra à esquerda e clique em "Publicar comentário":

    Detalhes