Red Bull Air Race Budapeste

Título da Red Bull Air Race World Championship será entregue na Alemanha, depois do cancelamento da corrida de Budapeste deste ano.

A corrida deste ano da Red Bull Air Race de Budapeste foi cancelada devido aos consideráveis atrasos verificados no complexo processo de autorizações. O anúncio foi hoje feito pela organização, que lamenta naturalmente este desfecho. Desde modo é interrompida uma tradição de seis anos de corridas na Capital húngara e em consequência o título de Campeão do Mundo da Red Bull Air Race 2010 será entregue na Alemanha, nos dias 7 e 8 de Agosto, na competição que tem como cenário o EuroSpeedway de Lausitz.

A cidade de Budapeste figura no calendário da Red Bull Air Race World Championship desde 2004, registando impressionantes enchentes de mais de 600 mil espectadores distribuídos pelas amplas margens do Rio Danúbio. A corrida deste ano, que seria a sétima consecutiva disputada em Budapeste, estava prevista para os dias 19 e 20 de Agosto.

Bernd Loidl, o CEO da Red Bull Air Race World GmbH, expressou o seu desapontamento em relação ao cancelamento da corrida de Budapeste, o qual ocorre apenas uma semana depois do anúncio do cancelamento da etapa portuguesa devido a inesperados atrasos na processo negocial que tinha como objectivo final encontrar um acordo revisto com as cidades anfitriãs. Na altura expressou também a sua esperança em ver Budapeste de novo no calendário de 2011. Loidl aproveitou para informar que o calendário de corridas de 2011 da Red Bull Air Race World Championship será anunciado após a última etapa, a ter lugar na Alemanha no próximo mês. Uma coisa é desde já certa – o regresso à cidade de Nova Iorque, onde o campeonato marcou pela primeira vez presença em Junho passado.

“Depois do sucesso e dos elevados níveis de segurança com que montámos a Red Bull Air Race World Championship em Budapeste durante os últimos seis anos, esta foi uma decisão difícil de tomar”, afirmou Loidl. “O nosso desapontamento é ainda maior quando esta situação ocorre apenas uma semana depois de termos cancelado a corrida de Portugal, sendo certo que desenvolveremos todos os esforços para garantir o regresso de Budapeste em 2011. Assegurar o futuro da Red Bull Air Race World Championship é a nossa prioridade e por vezes as decisões difíceis são necessárias. Agora vamos esperar por um muito aguardado anúncio do calendário de 2011 depois da etapa final na Alemanha, sendo já certo o regresso a Nova Iorque e aos Estados Unidos da América”.

Quanto à disputa do título de 2010 da Red Bull Air Race World Championship, estão garantidas as condições para uma intensa luta na etapa de Lausitzring, Alemanha, onde o actual Campeão do Mundo, o britânico Paul Bonhomme, parte com uma vantagem de cinco pontos sobre o austríaco Hannes Arch (o Campeão de 2008). Este último venceu três das últimas cinco corridas disputadas e mostra-se confiante nas suas capacidades, acreditando que perto de casa pode suplantar Bonhomme e conquistar o seu segundo título mundial.


A Red Bull Air Race World Championship é um Campeonado do Mundo reconhecido pela FAI – Federação Aeronáutica Internacional – desde 2005.

Detalhes