nick-heidfeld-renault Randy Bautista/Flickr

Este fim de semana no GP da China, Sebastian Vettel pode ser o primeiro piloto desde Michael Schumacher, em 2004, a ganhar as três primeiras corridas da temporada de F1. Quem pode estragar a festa a Vettel?

Sebastian Vettel (ALE) Red Bull - 1º (50pts)
Duas corridas, duas poles, duas vitórias. Tudo parece tão fácil, e mesmo sendo orientados a não utilizar o KERS depois dos problemas de Mark Webber com o sistema na Malásia, não fez diferença. E Seb foi já o mais rápido nas duas sessões de treinos de sexta-feira em Xangai, embora a McLaren tenha estado próxima na segunda sessão, com apenas um quarto de segundo a separar Vettel, Lewis Hamilton e Jenson Button. O Campeão do Mundo mostra-se ao mesmo tempo optimista e cauteloso: "Tivemos um bom dia hoje, mas é ainda só sexta-feira e por isso estamos no início do fim de semana de corrida", comentou. "Nós encontrámos um bom ritmo e estamos satisfeitos com o carro. Há ainda muito a fazer e eu acho que vai ser renhido amanhã e no domingo, por isso vamos ver onde podemos melhorar. Mas, hoje não tivemos grandes problemas. "
redbullracing.com

Jenson Button (GB), McLaren – 2º (26pts)
Enquanto seu companheiro de equipa tem vindo a fazer todas as manchetes, não com comentários sobre os McLaren, mas por causa de ter comprado uma guitarra de Prince por uns módicos 100.000 dólares, Jenson vai calmamente fazendo o seu trabalho. Visto transversalmente como ultra-profissional, calmo e não propenso a exageros este piloto junta até agora um sexto e um segundo lugar. Alternar o segundo e terceiro melhores tempos de sexta com Hamilton não mudou a sua postura: "Esta manhã foi razoavelmente boa", comentou. "Não está tão quente como foi na Malásia, por isso penso que os pneus não vão ser um problema. Se conseguirmos resolver o equilíbrio amanhã, estaremos mais perto da Red Bull. "
mclaren.com

Mark Webber (AUS) Red Bull – 4º (22pts)
Webber foi uma das figuras do dia na Malásia, recuperando de um arranque terrível, graças ao falhanço do seu KERS, ao subir do meio da tabela para o quarto lugar no final com alguma agressividade na pista e cautelosas trocas de pneus (nada menos do que quatro, na verdade). O décimo lugar na segunda sessão de treinos, sexta-feira, deveu-se à estreia de novos pneus, mas, pelo menos, Webber está feliz com o desempenho do KERS na China. "Vamos rever o KERS esta noite pois quero usar o sistema no fim de semana, é claro", disse o australiano. "Em termos globais, foi uma sexta-feira boa, nós aprendemos muito e o carro está fiável."
markwebber.com

Fernando Alonso (ESP), Ferrari – 5º (20pts)
A Ferrari viu até agora as suas promessas nos testes evaporarem-se nas duas corridas até agora, enquanto a McLaren tem melhorado dramaticamente, um quadro agravado em Sepang pela colisão de Fernando Alonso com o seu eterno rival Lewis Hamilton e a sua consequente penalização. E na China as coisas não estão a correr bem, com as questões hidráulicas do F150 a deixarem Alonso no 12º e 14º lugar nas duas sessões de sexta-feira. Assim não deu ainda para avaliar verdadeiramente o pacote aerodinâmico da Ferrari, se está ou não a ficar muito mais perto de seus rivais da Red Bull e McLaren. "No momento, não somos capazes de lutar pela vitória", disse o espanhol, "mas isso não significa que não vamos tentar".
ferrari.com

Nick Heidfeld (ALE), Renault – 7º (15pts)
Na sua longa estadia anterior na F1, Nick Heidfeld (foto no seu Renault, em cima) criou fama pelas suas desilusões. Muito diferente do seu companheiro de equipa, Robert Kubica, no entanto Nick está muitas vezes próximo (num dilúvio em Spa no GP da Bélgica 2008, uma mudança de pneus no seu BMW quase o levou lá, enquanto Hamilton e Kimi Räikkönen escorregavam). Piloto de testes da Mercedes e Pirelli enquanto esteve fora da F1, só regressando por breves momentos à Sauber para substituir Pedro de la Rosa em 2010, não deixa de ser irónico que venha agora substituir o seu outrora companheiro de equipa Kubica.
O alemão é sétimo depois de um brilhante terceiro lugar para a Renault (Black Lotus) em Sepang. Nos treinos de sexta-feira Nick esteve limitado: "Hoje as coisas não correram de feição; "Espero que seja um bom presságio, pois, na Malásia, também não fiz muitas voltas na sexta-feira e depois tivemos um bom resultado ..."
lotusrenaultgp.com

Outros escolhidos ...

Sébastien Buemi (SUI) / Jaime Alguersuari (ESP), Toro Rosso – Eles estão muito próximos e a presença de Daniel Ricciardo nas sessões de sexta-feira veio aquecer ainda mais esta disputa. Ambos querem pontuar! Pastor Maldonado (VEN), Williams - duas corridas, dois abandonos, será o estreante venezuelano capaz de terminar na China? Vitaly Petrov (RUS), Renault - apesar de dois compromissos para Heidfeld, Petrov terminou sexta-feira na sombra de seu companheiro de equipa. Sergio Perez (MEX), Sauber – azarado nas duas primeiras corridas, poderá a sorte de Perez mudar em Xangai?

Saber mais?
Blog Sebastian Vettel
Tech Talk na DRS com Charlie Whiting
formula1.com
 

Detalhes