vampyr_net.jpg

Na terceira e última Open House da residência artística de Lúcia Prancha, a artista apresenta o filme Vampyr, de Carl T. Dreyer (1932), a projetar ao ar livre no terraço da Red Bull House of Art. Neste clássico da cinematografia ocidental, a mestria de Dreyer aplica-se ao género do terror. O argumento de Vampyr inspira-se na série de contos In a Glass Darkly, de Joseph Sheridan Le Fanu (1872), especialmente Carmilla, no qual uma das principais personagens é uma mulher-vampiro. Dreyer utiliza múltiplos efeitos visuais para criar uma imagética de matriz gótica ao estilo do expressionismo alemão. O filme destaca-se pelo tratamento de temas psicológicos que o inscreve na tradição romântica, enunciando uma visão do mundo marcada pela subjetividade, na qual reinam as emoções e os sentimentos.

Na sua prática, Lúcia Prancha analisa o evento enquanto fenómeno e objeto, materializando essa análise tanto em imagens e esculturas como em situações e publicações. O projeto que a artista desenvolve para a Red Bull House of Art, “o sol que emite uma luz negra”, parte da experiência vivida no Brasil, onde residiu nos últimos anos, para enunciar a tensão entre o Brasil do otimismo económico e um Portugal eclipsado pela crise financeira. No âmbito deste projeto, a artista já organizou uma série de encontros com personalidades brasileiras, entre as quais a dupla curatorial Luiza Proenca + Robrto Winter e o crítico literário e historial João Adolfo Hansen.

Lúcia Prancha nasceu em Coruche em 1985 e vive e trabalha em São Paulo. Estudou artes visuais na Universidade de Lisboa e na Universidade de São Paulo e participou em diversas exposições, individualmente ou em colaboração com outros artistas. Atualmente em residência artística na Red Bull House of Art, o projeto que desenvolve constitui a sua primeira exposição individual.

Residência artística: 21 de Maio a 11 de Julho de 2012

Open House: 29 de Junho (sexta-feira) às 22H (Exibição do filme Vampyr, de Carl T. Dreyer)
Entrada Livre

Inauguração: 12 de Julho às 21H
Exposição: 13 de Julho a 11 de Agosto, de terça-feira a sábado, das 14H às 19H

O que é a Red Bull House of Art? 

 


Mapa de localização

Este artigo foi escrito segundo o novo acordo ortográfico.

Detalhes