RBMAPORTOHUB2012_s.jpg

 DA DA DA DUM! A explosão de sub-graves nos ouvidos a servir de banda sonora à paisagem única que se pode observar do topo da Torre dos Clérigos é apenas uma das experiências intensas que o Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 preparou para a semana de 5 a 11 de Março. Há muito mais: vai ser possível embarcar no Teleférico de Gaia e temperar a paisagem com uma nova visão do fado, descobrir um sofá plantado bem no centro do Hard Club ou passar pelo Mercado do Bolhão e entre pregões e peixe fresco descobrir um estúdio de rádio. Estas são apenas algumas das propostas de uma semana recheada de experiências e desafios traduzidos na ambiciosa programação do Red Bull Music Academy Porto Hub 2012.

Todas estas intervenções sobre a cidade foram pensadas para insuflarem no Porto uma amostra do espírito singular da Red Bull Music Academy, o laboratório itinerante de música que este ano elegeu Nova Iorque, precisamente uma das capitais mundiais da música, como quartel-general.

O Porto pode igualmente reclamar um justo protagonismo no panorama musical nacional, sendo palco atualmente de uma das mais efervescentes cenas de clubes, além de servir de laboratório de experimentação para uma série de novos e entusiasmantes projetos.

Por isso mesmo, para o Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 serão, uma vez mais, convidados vários talentos emergentes nacionais - produtores, musicos, djs e vocalistas de diversos backgrounds estéticos - que terão acesso a uma semana de atividades pensadas como estímulos à criatividade.

Entre 5 e 11 de Março, tudo poderá acontecer no Porto.

UM TELEFÉRICO CHEIO DE FADO

Uma das propostas passará pela animação do Teleférico de Gaia, um equipamento onde o futuro tecnológico e a tradição da paisagem se harmonizam de forma perfeita. Com a curadoria de Marco Miranda, músico que cruza a guitarra portuguesa com a electrónica sob a identidade M-Pex, uma série de novos nomes do fado carregarão esta música que faz igualmente parte da tradição da nossa paisagem sonora - recentemente reconhecida como património imaterial da humanidade pela Unesco - em direção à modernidade através de cruzamentos com a eletrónica, por exemplo, proporcionando uma banda sonora muito especial para o Teleférico de Gaia e para as suas desafogadas vistas. Vamos poder ouvir: Debora Rodrigues, Natalia Juskicwicz, Makrox, Citania, Double MP, M-Pex e Ana Laíns.

DISCOS E RISCOS NA FAVORITA

Este ano, a base do Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 será a Pensão Favorita que ao longo de uma semana irá acolher uma série de conversas com artistas locais durante a tarde- Ghuna X e Ricardo Miranda, N.A.C.O., IVVVO, The Bigger Banger Theory e Voxels são os nomes convocados. Além das conversas, estes artistas oferecerão ainda concertos à hora de almoço e DJ sets à hora do lanche, num menu recheado de propostas musicais de mente aberta e espírito progressivo. Seguindo de perto o espírito da Academia, estas intervenções são pensadas para potenciarem o espírito de partilha e descoberta, projectando o trabalho destes jovens artistas.
Mas não será apenas de discos e música que se irá preencher o espaço da Favorita; os «riscos» de um conjunto de ilustradores selecionados pela galeria Dama Aflita serão igualmente parte desta intensa semana: os artistas Diogo Rapazote, João Drumond, Min, Tae Stylin e Zé Cardoso permanecerão em residência na Favorita, criando uma série de trabalhos que serão depois finalmente apresentados ao público a 10 de Março na inauguração da exposição de titulo: "Blyton"


INVICTA JAMS

Uma das marcas do espírito da Academia passa por potenciar a interacção entre artistas consagrados e jovens participantes, aliando assim a experiência às novas ideias de uma forma extremamente criativa. Essa ideia será igualmente posta em prática no Porto Hub, com o artista norte-americano James Pants, membro da influente editora Stones Throw. Será dele a missão de coordenar uma série de jam sessions com artistas portugueses. O trabalho efectuado no estúdio da Favorita durante toda uma tarde será depois apresentado em diferentes locais da cidade à noite: o dia 7 tem no programa uma sessão de improviso com a spoken word de Biru, aos Black Bombaim cabe a jam de dia 8 que promete avançar por territórios de rock psicadélico e no dia 9 Pants irá envolver-se com o projecto HHY de Jonathan Saldanha para um ritual de voodoo musical.

UM SOFÁ NO HARD CLUB

Os Plaid são a outra presença internacional na programação do Red Bull Music Academy Porto Hub 2012. Dupla britânica central na cena IDM, os Plaid atualmente gravam para a mais destacada etiqueta do mundo da eletrónica, a Warp. Os Plaid irão protagonizar uma lecture, que terá lugar no dia 10 às 16H no Hard Club e que será aberta ao público. Oportunidade para experimentar um pouco da atmosfera do sempre mítico Lecture Room, local central em todas as edições da Red Bull Music Academy, e ouvir em primeira mão as histórias e a música de quem também ajudou a transformar o mundo.

SONZÃO NO BOLHÃO

Outra presença clara do espírito - e do som! - da Academia poderá sentir-se, literalmente, no ar, através das emissões do estúdio de rádio montado no mercado do Bolhão: local mítico de pregões por onde passa muita da identidade popular do Porto, o Bolhão fornece o enquadramento perfeito para o estúdio que durante uma semana promete espalhar música por toda a cidade, sintonizável na frequência FM em 102.1, em assaltos pontuais à emissão da Antena 3 e ainda em streaming web através da Antena 3 Dance ou da rbmaradio.com.

O SOFÁ NO BERÇO

Com a cidade berço mesmo ali ao lado da Invicta, o Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 não podia ignorar uma ocasião tão importante como o Guimarães Capital Europeia da Cultura e por isso mesmo propõe duas extensões sob a forma de lectures com James Pants no dia 6 e DJ Ride no dia 8. Um sofá cheio de histórias instalado bem no coração de uma cidade cheia de história. Estas lectures são dirigidas a um grupo restrito de artistas locais que assim poderão igualmente experimentar a atmosfera criativa e informal da Academia e ainda beber das experiências de duas figuras singulares dos panoramas musicais nacional e internacional.

DUBSTEP NA TORRE

O Red Bull Music Academy Porto Hub 2012 propõe igualmente uma outra forma de disfrutar das fantásticas vistas panorâmicas da cidade. Todos os que visitarem o topo da Torre dos Clérigos, sem dúvida um dos mais reconhecidos ícones da cidade, poderão disfrutar da magnífica vista proporcionada pelos seus 75 metros de altura aliada a uma banda sonora muito especial concebida por alguns dos ativistas de dubstep da cidade e acessível em auscultadores disponíveis no local. Uma outra forma de olhar para a cidade e sentir o seu pulsar. Arquitetura do século XVIII e ciência eletrónica do século XXI em cruzamento durante a semana de 5 a 11 de Março.

CEREJA NO TOPO DO PITCH

Esta semana de produções musicais, de fado, de rock, de hip hop e de electrónica, de mercados e teleféricos, pensões e clubes, de som e imagem, de arte, culminará com uma festa que tomará conta de todos os recantos do Pitch, um dos mais importantes clubes da cidade, na noite de dia 10. O espaço do Bar irá contar com curadoria da Oblá FM, o programa da Red Bull Music Academy Radio conduzido por Maze, membro dos Dealema e agente especial do Norte por excelência. Ao lado de Maze estarão Capicua, Sair, Swinging Rabbits e Branches.
Jorge Caiado, participante português na edição 2011 da Red Bull Music Academy que decorreu em Madrid, junta-se a James Pants e aos Plaid no Piso 1 para uma viagem através do universo da electrónica. E finalmente, toda a eletricidade, riffs, energia rock e bass ficará entregue ao coletivo Lovers & Lollypops que se instalará no Piso 2 com Amazonas, Ghuna Gangh, Throes e The Shine e a Lovers & Lollypops Sound System. Uma cereja o topo do Pitch que assinala o encerramento de uma semana recheada de experiências singulares: paisagens coloridas por fado e dubstep, uma pensão carregada de arte, jam sessions irrepetíveis, lectures públicas, uma rádio com sotaque do Bolhão e um par de saltos a Guimarães.

Este é o retrato do Red Bull Music Academy Porto Hub 2012. Mas como todos os retratos, vê-se melhor ao perto.

Bem perto da edição 2012 da Red Bull Music Academy poderão ainda ficar todos os que decidirem passar pelo site oficial www.redbullmusicacademy.com – para descarregarem o formulário de candidatura que lhes poderá valer um carimbo no passaporte para Nova Iorque. Músicos, djs, produtores e vocalistas de todas as sensibilidades podem candidatar-se a um lugar nesta super-aventura. O prazo de entrega de candidaturas termina a 2 de Abril.

UM TELEFÉRICO CHEIO DE FADO
Teleférico de Gaia» 2da a 5ta das 10H às 18H, 6ta a Domingo das 10H às 20H
2da - Debora Rodrigues, 3ça - Natalia Juskicwicz, 4ta - Markrox, 5ta - Citania, 6ta - Double MP, Sab - MPEX , Dom - Ana Lains.

DISCOS E RISCOS NA FAVORITA
Pensão Favorita» 13H às 21H - Rua Miguel Bombarda, 267
2da – Ghuna X e Ricardo Miranda, 3ça- N.A.C.O., 4ta - IVVVO, 5ta - The Bigger Banger Theory, 6ta – Voxels.

INVICTA JAMS
Dia 7 às 23H, Biru e James Pants na MISS OPO» Rua Caldeireiros, N.º 100
Dia 8 às 24H, Black Bombaim e James Pants no PLANO B» Rua Cândido dos Reis nº 30
Dia 9 às 24H, HHY e James Pants em local a anunciar

UM SOFÁ NO HARD CLUB
Dia 10 às 16H: Mercado Ferreira Borges, praça do Infante 95

SONZÃO NO BOLHÃO
Mercado do Bolhão, loja 34 - frequência local FM em 102.1

O SOFÁ NO BERÇO (Guimarães)
Lectures com James Pants no dia 6 e DJ Ride no dia 8 (Acesso exclusivo)

DUBSTEP NA TORRE
Torre dos Clérigos - Rua S. Filipe de Nery: 5 a 11 de Março das 14H às 19H
Artistas: Wag, Jamie Boy, Bófia, DJ Oder, Phatic e outras supresas por revelar.

CEREJA NO TOPO DO PITCH
Dia 10 das 24H em diante: PITCH CLUB» Rua Passos Manuel, 34-38

Contactos

Red Bull Music Academy - Media Office Portugal
Mariana Moore Matos
email: media.portugal@redbullmusicacademy.com
Tele.: +351.919306977


 

Este artigo foi escrito segundo o novo acordo ortográfico.

Detalhes