120605_top_altitude_001_001.jpg

 

O escalador russo e BASE jumper Valery Rozov adicionou mais um feito incrível à sua carreira brilhante em desportos extremos, ao estabelecer um novo recorde mundial com um salto de wingsuit do topo do Shivling, uma montanha com 6543m na zona indiana dos Himalaias.

Valery Rozov é uma superestrela no mundo do BASE jumping e no mundo dos voos de wingsuit, um desporto extreme que se baseia em altar de objectos como pontes, prédios e arranha-céus. O russo de 47 anos já fez coisas realmente loucas, como voar para um vulcão activo no Kamtschatka (2009) e saltar do Ulvetanna Peak na Antártida (2010), tornando-se famoso em todo o mundo.

Graças às suas excepcionais capacidades de escalada, Valery levou as coisas para outro nível ao completar o salto de BASE jump mais arriscado de sempre.

 

 

null

 

null

    

null

   

null

    

null

   

 

Após uma expedição de 30 dias, sendo 6 sempre a subir, o “BASE climber”, como ele se chama a si próprio, e os seus colegas Alexander Ruckhin e Victor Volodin chegaram ao cume do Shivling, na zona indiana dos Himalaias, precisamente às 13:30 no dia 25 de maio. Depois de uma pausa para recuperar o fôlego, Valery encontrou o local perfeito nos 6420m de altura, onde iria realizar a sua tentativa de recorde mundial. Apenas 90 segundos depois, tendo atingido velocidades de 200km/h enquanto cortava o ar, o russo aterrou 2200m mais abaixo do glaciar.

Os outros membros da expedição levaram 3 dias completos (!) para completar a descida.

null

    

null

   

 

“Este foi o meu primeiro projecto nos Himalaias,” comentou o bicampeão mundial de skydive, depois do seu voo. “Tivemos algumas dificuldades ao longo do percurso, por isso estou satisfeito por conseguir completar este salto com sucesso.”

Ao chegar ao cume, Rozov, Ruckhin e Volodin tornaram-se nos primeiros russo a chegar com sucesso ao topo do Shibling, uma montanha conhecida pela sua dificuldade e passagens perigosas. De facto, foi apenas em 1974 que o cume foi atingido pela primeira vez.

 

 

null

 

null

         
 

 

Fotos © Viktor Volodin, Alexander Ruchkin e Denis Klero /// Red Bull Content Pool

Este artigo foi escrito segundo o novo acordo ortográfico.

 

Detalhes