Red Bull Air Race, Budapeste

COMPETIÇÃO RELANÇADA

Caiu o pano sobre a Red Bull Air Race World Championship em Budapeste, a etapa que antecede a chegada da F1 dos céus ao nosso país. A perseguir o título há três anos, Bonhomme assumiu o comando após uma corrida atípica ganha pelo norte-americano Goulian.

Assinalando o regresso da Red Bull Air Race World Championship ao Velho Continente, a corrida de Budapeste tem funcionado ao longo dos anos como um importante indicador para a atribuição do título. Desta vez, o vencedor está ainda longe de ter condições para ser candidato a número um do mundo, mas o desfecho final da etapa deixa alguns sinais no ar, ao mesmo tempo que reforça o interesse da passagem da F1 dos céus pelo nosso país.

Em dia de festa, já que a corrida coincidiu com o feriado nacional da Hungria (20 Agosto), foram mais de 650.000 que assistiram à inédita vitória do norte-americano Michael Goulian. Piloto com larga experiência e dono de uma escola de aviação, Goulian é já um veterano nestas andanças mas até aqui nunca tinha passado do fundo da tabela. Em Budapeste o sonho tornou-se realidade; “É uma sensação única e é o culminar do trabalho de quatro anos, em que demos tudo para chegar à fórmula certa. Sabia que agora tínhamos finalmente um avião e um motor à altura e o resultado está à vista!”

Relançando toda a dinâmica do campeonato, o britânico Paul Bonhomme - que em 2007 e 2008 deixou escapar por um triz o título - subiu pela primeira vez este ano ao comando da tabela graças a um segundo lugar e também à prestação mais modesta do actual Campeão; Hannes Arch, que tinha ganho em Budapeste no ano passado, foi quarto depois de ter sofrido várias penalizações. Sensacional foi igualmente a prestação de Kirby Chambliss, que repetiu aqui o terceiro lugar de Windsor e provou que está de regresso à sua melhor forma. Destaque ainda para o brilhante 5º lugar do “rookie” Matthias Dolderer.
Bonhomme, que acumula a carreira desportiva com a de piloto comercial na British Airways, faz a análise da jornada; “Sinceramente não esperava ser segundo em Budapeste, depois dos maus resultados nos treinos. Isto só prova que o campeonato será disputado uma vez mais até ao último segundo!”

As cidades do Porto e Gaia são (12/13 Setembro) o próximo destino da Red Bull Air Race World Championship, facto que acontece pelo terceiro ano consecutivo.

Imagens Red Bull Air Race, Budapeste 2009

 

Mais informações em www.redbullairrace.com

Red Bull Air Race World Championship 2009 - Budapest Feed

Evento Detalhes