Red Bull Air Race PT

Red Bull Air Race San Diego 2008

AVIÕES DE COMPETIÇÃO

Tipo de aviões

Os aviões que voam na Red Bull Air Race World Championship são os melhores e mais modernos aviões de corrida do mundo. Numa curva, tanto o piloto como o avião são submetidos a forças que podem ultrapassar os 10 G o que significa que adquirem um peso dez vezes superior ao seu peso real.

Esse é um dos motivos pelo qual estes aviões têm de ser muito leves, mas não é o único. O seu peso reduzido combinado com um eficiente sistema de direcção permite resultados em termos de agilidade muito superiores aos de um avião normal, de tal forma que nem os modernos jactos de combate os conseguem igualar. Possuem também uma elevada potência em comparação com o peso reduzido que têm, produzindo o menor atrito possível.

Um elevado desempenho, facilidade de manobra e velocidade fazem destes aviões máquinas perfeitas para a Red Bull Air Race. Mas para os pilotar são necessárias capacidades excepcionais e muita experiência. E é apenas quando um piloto da Red Bull Air Race entra no cockpit  é que é possível ver verdadeiramente do que estes aviões são capazes.

Entre os poucos aviões em condições de efectuarem estas corridas, existem diferenças de motores e de desempenho em voo que podem ter uma importância relevante nas hipóteses que cada piloto tem de vencer. Existem actualmente dois tipos de aviões utilizados na Red Bull Air Race World Championship: o Edge 540 e o MXS-R.
 

Edge 540, Zivko Aeronautics, EUA

Zivko Aeronautics of Oklahoma, A Zivko Aeronautics de Oklahoma, EUA, tem a missão de produzir uma avião que pode executar manobras standard precisas em velocidade e que deixam um vasto espaço criativo para os profissionais desenvolverem  novas figuras. O resultado é o Edge 540. O pequeno avião monolugar (está também disponível uma versão com dois lugares) é tão preciso e controlável como agressivo. O Edge é um avião de ‘Asa Alta’ com asas extremamente rígidas. A utilização da estrutura tubular de aço com perfis compostos resultam numa fuselagem extremamente leve, durável e estável. O Edge 540 tem a propulsão de acrobacia mais elevada para o rácio de peso de qualquer avião de competição.

CARACTERÍSTICAS
Lugares 1
Comprimento 6.30 m
Envergadura de Asa 7.43 m
Peso 530 kg
Potência 340 hp
Velocidade Máxima 426 km/h
Rotação 420 °/sec
Max G +/- 12
Motor AEIO 540 EXP
Design das asas Simétrico, fibra de carbono
Hélice Vários propulsores da Hartzell (EUA) ou MT-Propeller (ALE)
Nº aviões no mundo 45
Pilotos Arch, Bonhomme, Chambliss, Dell, Dolderer, Goulian,
Ivanoff, Mangold, McLeod, Muroya

Red Bull Air Race Abu Dhabi 2009

 

 

MXS-R, MXR Technologies, USA

(MX Aircraft) O MXS-R é um avião da nova geração que representa a mais recente tecnologia de topo a nível de design e tecnologia. O avião foi desenhado utilizando uma modelagem sólida avançada de computador com ênfase na eficiência aerodinâmica. O MXS-R é único porque é construído completamente em fibra de carbono granulada “Aerospace” que proporciona uma força e durabilidade superiores nunca antes vista em aviões deste tipo.

O tecnologicamente avançado MXS-R define um novo standard no design global de aviões para a Red Bull Air Race.

CARACTERÍSTICAS
Lugares 1
Comprimento 6.28 m
Envergadura das asas 7.31 m
Peso 590 kg
Potência 350 hp
Velocidade Máxima 426 km/h
Rotação 450 °/sec
Max G +/- 12
Motor AEIO 540 EXP
Design das asas Symmetric, carbon fibre
Hélice Vários propulsores da Hartzell (EUA) ou MT-Propeller (ALE)
Nº aviões no mundo 5 aviões (para a Red Bull Air Race), 6 mais em produção.
Pilotos Lamb, Hall, Maclean, Rakhmanin, Besenyei

Red Bull Air Race Abu Dhabi 2009

 

 

 


Comentários

    O teu nome completo

    * Todos os campos são obrigatórios
    Só 2000 caracteres são autorizados a entrar :
    Escreve à esquerda, e clica em "Publicar comentário":

    Detalhes